quarta-feira, 1 de abril de 2009

SUOR DE PRATELEIRA - ALBERGUE ESPANHOL


ALBERGUE ESPANHOL

Tendo como cenário Barcelona, uma das cidades mais dinâmicas da Europa, Albergue Espanhol acompanha o destino do estudante de economia Xavier (ROMAIN DURIS), de 25 anos, que viaja através de num programa de intercâmbio popular na Europa, o "Erasmus", que recebeu este nome em homenagem ao pensador holandês da Renascença Erasmo de Roterdã.Xavier chega à Espanha totalmente despreparado - sem saber falar espanhol e catalão, triste em deixar sua namorada para trás, confuso sobre quem é ou que laços pode criar nessa cidade estrangeira. Procurando um lugar para ficar, ele acaba encontrando um casal francês recém-casado, um médico e sua solitária esposa, Anne Sophie, que lhe oferecem o sofá. Depois, encontra um lugar definitivo: um apartamento com sete estudantes de nacionalidades tão variadas quanto suas personalidades e sexualidade. Segundo Xavier, a multiplicidade de línguas faz lembrar o caos que existe em sua cabeça.O apartamento fica conhecido como Albergue Espanhol, literalmente, "o albergue espanhol", que na gíria francesa significa um lugar onde as culturas se misturam como num caldeirão, onde não há regras e tudo pode acontecer. De fato, o apartamento lotado logo se torna cenário de confusões cômicas à medida que os estudantes de diferentes culturas experimentam o amor e diferentes maneiras de ver a vida, tentando imaginar como será o futuro.Xavier se vê envolvido numa teia de mulheres: a namorada francesa Martine (AUDREY TAUTOU), que parece distante mesmo tendo vindo visitá-lo; sua melhor amiga no albergue e instrutora sexual, a belga Isabelle (CÉCILE DE FRANCE), que gostaria que Xavier fosse mulher; e a reprimida Anne Sophie (JUDITH GODRÈCHE), por quem Xavier sente um afeto que acaba desembocando num caso proibido.Mesmo com corações partidos e olhos sendo abertos de formas inesperadas, e mesmo com o tumulto e a confusão reinando no apartamento, surge uma espécie de unidade a partir dos sonhos que seus habitantes têm em comum. Surge também a certeza que nenhum deles será igual depois das experiências que viveram no Albergue Espanhol.

DECLARAÇÃO DO DIRETOR
A idéia de fazer Albergue Espanhol surgiu há cerca de 10 anos. Minha irmã estava participando do programa de intercâmbio Erasmus em Barcelona e, quando fui visitá-la por uma semana, ela dividia um apartamento com cinco pessoas, cada uma de um país diferente. Quando me dei conta do quanto era divertida e fértil essa situação em termos dramáticos, resolvi fazer um filme sobre o tema.Nessa época eu tinha trabalhado por dois anos no roteiro de um filme sobre um assalto. Tudo estava preparado, porém, o projeto teve de ser adiado por quatro meses. Decidi tentar fazer outro filme enquanto aguardava, mas para isso teria de escrever o roteiro em duas semanas. Sentei-me para escrever e, 12 dias depois, tinha concluído Albergue Espanhol.Juntamente ao Bruno Levy, o produtor, e com Romain Duris, o ator em quem sempre pensei para interpretar Xavier (já tínhamos trabalhado juntos quatro vezes), viajei pela Europa em busca do elenco. Fomos a Copenhague, Roma, Londres, Berlim e Barcelona, e conhecemos cerca de 20 atores em cada lugar. Escrevi uma pequena "cena de ensaio" para cada personagem, e com o tempo esses testes foram se tornando novas cenas do filme. No decorrer desse processo, reescrevi o roteiro e recriei os personagens com base em idéias que os atores me inspiraram.De fato, o enredo do filme foi surgindo a partir das pessoas que eu ia conhecendo. Como a maioria dos roteiristas, normalmente trabalho ao contrário: crio os personagens e depois saio em busca de atores para corporificá-los. Neste caso, porém, me pareceu importante fazer o inverso. Eu não queria em hipótese alguma fazer caricaturas de qualquer cultura européia. Então, por exemplo, em vez de criar "o personagem italiano perfeito", conheci Federico D'Anna, que considero bem italiano de um modo peculiar, único, e ele se tornou "o personagem italiano" do filme.
Abaixo temos o trailer do filme:


Ficha Técnica
Título Original: L'Aubergue Spagnole
Gênero: Comédia Romântica
Tempo de Duração: 115 minutos
Ano de Lançamento (Espanha / França): 2002
Estúdio: Bac Films / France 2 Cinéma / Studio Canal / Vía Digital / Ce Qui Me Meut Motion Pictures / Mate Films / Mate Producciones S.A.
Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
Direção: Cédric Klapish
Roteiro: Cédric Kaplish
Produção: Bruno Levy
Música: Loïc Dury
Fotografia: Dominique Colin
Desenho de Produção: François Emmanuelle
Figurino: Anne Schotte
Edição: Francine Sandberg
Elenco
Romain Duris (Xavier)
Judith Godrèche (Anne-Sophie)
Audrey Tautou (Martine)
Cécile De France (Isabelle)
Kelly Reilly (Wendy)
Cristina Brondo (Soledad)
Federico D'Anna (Alessandro)
Barnaby Metschurat (Tobias)
Kevin Bishop (William)
Xavier de Guillebon (Jean-Michel)
Wladimir Yordanoff (Jean-Charles Perrin)
Irene Montalà (Neus)
Javier Coromina (Juan)
Iddo Goldberg (Alistair)
Martine Demaret (Mãe de Xavier)
Olivier Raynal (Bruce)

Nenhum comentário:

Postar um comentário